Há um tempo tenho trocado idéias e discutido acerca da situação da igreja cristã no país. Em cada troca de figurinha e visão apresentada, é consensual que a igreja não vem cumprindo o seu papel e infelizmente é muito diferente da pedra edificada em Cristo.
Recomecei a ler o livro "Maravilhosa Graça" de Philip Yancey e algumas verdades me aprisionaram em uma sensação broxante de constatação da impotência da instituição "eclesia". O livro se inicia citando uma situação em que uma prostituta recebe um convite para ir à igreja, mas declina, pois em sua opinião, ela não quer se sentir pior do que já se sente e é exatamente isto o que ocorrerá caso ela aceite o convite.
O principal público de Cristo em sua passagem pela terra eram os marginalizados. Multidões do gênero se juntavam à Ele em seus sermões. Eles gostavam de estar perto e caminhar com ele. Mas o que aconteceu? A igreja perdeu sua identidade.
Isso ocorre porque a igreja não representa mais quem ela deveria representar. Hoje ela representa seus próprios interesses, representa os caprichos de seu próprio egoísmo escancarado nas atitudes e pretensões de muitos dos seus líderes e fiéis.
Isto é triste e me cansa a alma. Os cristãos de hoje estão tão loucos quanto Nero que ateou fogo em sua própria pátria. Tão lunáticos quanto Hitler que considerou exclusivo o seu povo. Tão delirantes quanto Napoleão que superestimou seu próprio poder. Tão orgulhosos quanto Satanás achando-se muito mais do que realmente era.
Ainda há esperança, porque ainda há graça! Mas não! Não depende de Deus. Ele não irá realizar a obra que pode ser feita por mim. O que dependia dEle e parecia impossível já foi feito: A conquista do calvário! Agora só resta um milagre: Eu crer realmente com todo meu coração que Ele fez! O resto é mera consequência!
Paz e prosperidade a todos!
* Comente qualquer post, torne-se um membro e concorra ao Prêmio do Mês: Bíblia de estudo SHEDD
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e concorra a prêmios!