quarta-feira, 7 de março de 2012

Deus está morto!

          Esta é uma frase citada repetidas vezes pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Não quero analisar o autor da frase, sua vida e obra. Apenas contextualizar a frase antes que se escandalizem sem o conhecimento de sua real interpretação.
          Nietzsche, na minha opinião, foi um visionário que conseguiu enxergar a catástrofe que a religião desataria sobre o mundo que vivemos. E procurou alertar, à sua maneira, a respeito do retrocesso que a responsabilização de Deus sobre as coisas da vida faria caso as pessoas não enterrassem Deus neste aspecto.
"Deus está morto!" 
          Só consegue viver e com liberdade quem assassina a idéia de um Deus controlador, que predestina, supervisiona, julga em vida e faz vingança.
          Não espere mais nada de alguém já sepultado. Não espere novos conselhos e princípios. Não guerreie ou coloque contra parede, alguém que "descansa em paz".
          O Criador estabeleceu o Universo com princípios e idealizou o homem livre para que viva, realize e produza algo que traga satisfação aos seus e estabeleça harmonia entre as relações de acordo com o nível de atuação de cada indivíduo.
          O ser humano tem a tendência de se limitar, e quando o faz, elege responsáveis por seus sucessos e fracassos. Geralmente, o preferido é Deus.
          Mas tenha convicção que por esta razão, o filósofo escreveu a maior verdade que precisa ser entendida por este tempo: "Deus está morto!".
Espero que entenda.
Paz e prosperidade a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e concorra a prêmios!