sábado, 7 de abril de 2012

Sábado de Aleluia: Hora de malhar o Judas! Qual?

          Sábado de aleluia é o sábado anterior ao domingo de páscoa, ou seja, hoje. É um dia entre a morte e ressurreição de Cristo e provavelmente o dia em que Judas Iscariotes tirou sua própria vida em função do remorso pela entrega do Filho de Deus.
          A malhação de Judas é um ritual praticado por católicos e ortodoxos principalmente na América latina, herança da colonização espanhola e portuguesa. Diversas cidades brasileiras fazem deste rito uma atração turística como é o caso da cidade de Itu, conhecida por aumentar o tamanho de tudo. Eles também aumentam ano a ano o boneco de Judas, mas ao invés de atear fogo, eles explodem o boneco com dinamite no que já ficou conhecido como o Estouro de Judas.
          Mas Judas nos ensina muita coisa. Que não importa nossas intenções, nossos erros tem consequências que na maioria das vezes não são calculadas. Que quando utilizamos a religião segundo os nossos interesses, estamos tratando Deus como um escravo e o vendendo por 30 moedas de prata. Que a dor de quem trai tem a cura muito mais lenta e tardia, e por isso, a perda da vida se torna alternativa. Nos ensina o quanto é perigoso andar do lado de Cristo sem o conhecê-lo, pois você pode morrer em função de um veneno, com o antídoto no bolso. Que tirar a própria vida não elimina ou paga a dívida do erro, e, portanto, não há nobreza no suicídio. Que o egoísmo cega, altera o trajeto, afasta o bem e causa a morte.

Por isso, não critique, malhe ou exploda Judas, pois fazendo isto, talvez, esteja condenando a si próprio.

Paz e prosperidade a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e concorra a prêmios!