Mas considero que quem engana em nome de Deus tem problemas muito maiores com a consciência e com o próprio caráter. Por mais que eu releve a realidade de que muitos acreditam estar fazendo para Ele ou por Ele, é impossível justificar o ganho fácil que isso representa.
O evangelho da conquista ou teologia da prosperidade prosperou aqui no país, não por sermos um país cheio de gente ambiciosa; não porque todos os brasileiros queiram viver o sonho americano; não porque somos gente cheia de sonhos e lutamos para que estes se tornem realidade; não! Isto é legítimo e válido. Somos um país sofrido e é digno lutarmos na vida para mudarmos as nossas realidades.
Mas esta teologia barata prosperou porque o Brasil é um país corrupto. Nossa mentalidade é ganhar sem esforço. É receber sem trabalhar. É colher sem semear. Essa mentalidade causa problemas sérios de consciência, e por isso nossa gente tem medo de tudo. Tem medo de saci-pererê, de mula sem cabeça e outros personagens do folclore. Somos um povo místico!

Quer solo mais fértil para o "evangelho fétido"? O país da corrupção, onde as pessoas tem medo de mitos, mas são insensíveis a maldade dos que influenciam. Um país religioso e ao mesmo tempo incapaz de perceber um Deus pessoal, e habilidoso para perceber Deus como uma força produtora de bênçãos e maldições!
Ah Brasil, realmente deitado eternamente em berço esplêndido.
Deus, se tu és brasileiro, tenha misericórdia de nós!
Paz e prosperidade a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e concorra a prêmios!