segunda-feira, 30 de abril de 2012

Thalles Roberto

          Thalles Roberto da Silva (2 de abril de 1977) é um cantor de pop rock e MPB gospel e pastor evangélico. Foi integrante do grupo Jota Quest, recebeu convite para ser backing vocal de Ivete Sangalo e trabalhou com Jamil e Uma Noites por um período de um ano e meio, tudo isso antes de retornar à igreja, local onde ele havia abandonado. Hoje ele é membro da Igreja Batista da Lagoinha e já lançou quatro CDs e dois DVDs. (Fonte: Wikipedia)
          Bom, o momento agora no cenário gospel é deste mineiro de 35 anos. Sua mensagem é apaixonante e a intensidade de suas performances em shows e cultos empolgam a todos os espectadores. As músicas revelam uma cosmovisão teológica mergulhado no relacionamento entre o homem e Deus e convida aos ouvintes a uma nova vida sob a graça, misericórdia e amor do Criador.
          Até aqui, excelente! Mas lembremos: Thalles é um ser humano e propenso a erros como qualquer um de nós. O que assusta é a maneira como foi rápida a sua transição, de novo convertido à pastor popstar. O aperfeiçoamento da obra descrito em Fp 1:6 leva tempo, e erros são naturais que ocorram. O homem Thalles precisa se adaptar à esta nova realidade de liberdade que de novo lhe foi apresentada. Converteu-se novamente, e passou ainda dois anos com trabalhos seculares (o que considero normal, mesmo se ainda permanecesse), e só deixou esta ocupação quando teve garantias, mesmo que mínimas, que poderia viver da música no meio gospel. Portanto, o seu "sacrifício" precisa ser minimizado.
          Além disso, está relacionado com pessoas mergulhadas em teologia de escravização espiritual e adeptas à Teologia da prosperidade, como é o caso de René Terra Nova e Estevam Hernandes, apesar de suas músicas não revelarem isto, mostrando uma mensagem pessoal mais genuína.


Herege, Pai da Teologia da Prosperidade
 
          Um show dele hoje custa R$30.000,00 e se tiver relação com prefeituras, este valor sobe para R$60.000,00. Concordo que cobre, afinal é a apresentação de seu talento. Apenas isto!
          Muito tem se falado de unção. Mas o que é unção? O fato de eu me emocionar com uma mensagem não pode ser considerado unção, porque desta forma, Roberto Carlos também tem unção, já que o seu show em Jerusalém emocionou milhões.
          Thalles é um cantor com muito talento, um belo testemunho e uma mensagem impactante. Mas não deve ser tratado como um ídolo. Existem poucos cantores que eu recomendaria do meio gospel, e Thales é um deles. Mas por favor, minimizem a "unção" do garoto! Porque, então, teremos mais um ídolo caído no meio gospel. E eu espero que isso não aconteça!

Paz e prosperidade a todos!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Desvios de padrão em Padres e Pastores

          Em qualquer discussão infantil de dois religiosos ignorantes, sempre há apelação. Se estes dois forem católicos e crentes, o final é sempre o mesmo: "Todo pastor é ladrão!", seguido de "Todo padre come criancinhas!".
          Na verdade, este tipo de comportamento ocorre porque a religião nestes casos pouco pôde fazer para mudar a natureza destes interlocutores e ao invés de gerar novos homens, formou extremistas mais preocupados em defender sua medida de fé do que gerar frutos que atraiam interesse em mudança de vida.
          Existem padres pedófilos? Existem, mas há padres sérios. Existem pastores ladrões? Aos montes! Mas há alguns pastores sérios! Mas a discussão é válida, já que a pedofilia se liga ao clero romano devido ao voto de castidade deveras rígido imposto aos candidatos, que em alguns casos não suportam tal compromisso. Isto é falta de liberdade! A avareza está ligada ao ministério protestante quando a fé é negociada em templos em nome de Deus, tornando esta via sagrada, ou seja, o desejo egoísta de uma vida mergulhada das barganhas capitalistas é válido porque é a vontade de Deus! Que miséria!
          Em parte, a utilização deste estereótipo é natural que aconteça, já que a incidência é frequente e suas raízes não são confrontadas. Mas para senso de lamento e não de julgamento!
          Seria bom se nenhum padre tivesse olhos para crianças, já que isto é crime hediondo, e que nenhum pastor quisesse enriquecer ilicitamente, já que nesta semana isto foi criminalizado (vergonha isto acontecer apenas agora).
          Mas sigo usando este blog para dizer: "A religião pode sim ser uma ponte para Deus, mas isto não é regra. As pessoas tem o direito de discernir se uma igreja pode ou não ser um suporte para a caminhada em busca de uma vida mais equilibrada e com valores e princípios que dignifiquem sua existência".
          A religião pode lá ter alguma eficiência quando seus critérios respeitam à Deus e à vida, mas somos livres para definir nossos ideais e temos liberdade para nos submetermos ou não à um sistema religioso.
          Portanto: "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo”. Tiago 1:27
          Mas lembre-se e é bom guardar este conselho: Fique longe da corrupção de um pastor e da safadeza de um padre!

Paz e prosperidade a todos!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Para nossa alegria!

          São poucas coisas que são unanimidade e trazem alegria a todos! O que citar? Este jargão que se tornou muito popular nas redes sociais é repetido a toda hora, mas com afirmações unilaterais que forçam a barra na utilização do pronome "nossa", já que em muitos casos manifestam a alegria solitária do autor.
          Citarei algumas frases, mas com a consciência de que não agradarei a todos!
          Para nossa alegria:

"Programas que pedem ofertas a fiéis, prometendo retorno financeiro estão proibidos na Tv"
"Bispo Manoel Ferreira e seus filhos se converteram ao Budismo e prometem passar o resto das vidas meditando!"
"A palavra RECEBA está banida do vocabulário!"
"Bispo Edir Macedo vende a Record e doa os valores para o combate à fome na Somália!"
"Pastor Silas Malafaia toma remédios controlados para combater a raiva!"
"Globo anuncia fim de todas as novelas e do BBB!"
"Assassino da Noruega fugiu e investigação aponta que ele está chegando em Brasília!
"Palestina e Israel firmam tratado eterno de paz!"
"Damares e Cassiane são deportadas para a Coréia de Norte, país que as recebeu muito bem, porque, afinal, não entendem o que elas cantam!"
"Valdomiro Santiago rompe todas as cordas vocais em uma oração de enriquecimento!"

Envie suas frases que fariam a nossa alegria.

Paz e prosperidade a todos!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Paciência!

          A paciência é uma virtude adquirida por poucos. É um dom que produz satisfação e controle, mas aquele que se submete ao processo de aquisição do mesmo deve ser disciplinado e compreender que o risco e a tribulação são fatores construtores e, portanto, não devem ser desprezados.

          Viver situações ruins nunca é bom, e momentos longos de espera tem um poder de imobilização da fé muitas vezes imperceptíveis. Mas aquele que foca a produção de paciência, geralmente colhe frutos importantes a serem desfrutados em todos os âmbitos da vida.
          Pescar é uma atividade fantástica. A expectativa, a frustração com o quase, a luta entre alguém racional e um animal quase acéfalo, as estratégias e pelejas são uma síntese destes momentos. Conheço pessoas ansiosas e elas não conseguem ficar uma hora comigo e já começam a reclamar da falta de sucesso, do sol, dos insetos, etc. Não percebem que a magia da pesca é a pesca e não o peixe. O peixe é uma consequência natural para aqueles que com paciência praticam a pesca.
          Assim é a vida. A vida é a graça da coisa e não o que alcançamos nela. E neste jogo, a paciência é um coringa, um bônus, uma vantagem. Portanto, aproveite os momentos em que ela está sendo gerada.


Paciência tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.
John Quincy Adams

Aquele que tiver paciência terá o que deseja.
Benjamim Franklin

Desculpe por aqueles que se escandalizaram com meu físico.

Paz e prosperidade a todos!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Entrevista Renovadora com Pr Caudio Pinto!

          Hoje estamos inaugurando no blog, uma via de entrevistas com pastores, teólogos e pensadores livres, de certa maneira inconformados com os rumos da igreja no Brasil, mas esperançosos em uma mudança de mente daqueles que amam a Deus capaz de influenciar pessoas, famílias e a sociedade em que vivemos trazendo mais tolerância, amor e piedade frutos do amor do Pai e da graça de seu Filho.
          A primeira entrevista foi realizada com o Claudio Pinto, Pr da Igreja Cristã da Família, que gentilmente atendeu nosso convite e respondeu de forma pessoal e esclarecedora à questões pertinentes ao Reino. Segue abaixo a entrevista:


Leonardo – Você enxerga a possibilidade de uma grande reforma no cristianismo brasileiro?
Claudio Pinto – Pelo rumo que as coisas estão tomando e pela reação recente e pouco equilibrada dos líderes que teriam voz, representatividade e credibilidade para se posicionar em resposta aos exageros e desvios doutrinários atuais, infelizmente não enxergo nenhuma possibilidade em curto prazo. Creio que seria preciso antes um mover do tipo de uma grande perseguição da igreja, para que todos tivessem que, sob ameaça, parar, pensar e se unir em torno do bem e de uma causa comum, se recompondo espiritualmente. Para que haja uma grande reforma na igreja cristã brasileira, seria preciso realmente antes haver um grande abalo ou comoção para que a comodidade de todos fosse ameaçada. Teria que primeiro ocorrer um fato novo que forçasse a unidade, quebrando o orgulho e pondo em risco os interesses pessoais e particulares, para que a igreja fosse repensada como instituição e tivesse suas doutrinas e seus caminhos restabelecidos na rota certa.
  
Leonardo  Por que é tão difícil, em sua opinião, afastar-se da ideia de um Deus 100% provedor? 
Claudio Pinto  – A ideia de um Deus provedor do qual todos fossemos totalmente dependentes, a meu ver é boa. O problema é que o neopentecostalismo fez da chamada provisão para as carências diárias, a base da doutrina da determinação ou da prosperidade, que leva o crente atual a buscar de Deus riquezas e bem estar, os quais a Bíblia não anuncia aos seguidores de Jesus. Hoje quando se fala em Jeová-Jiré se pensa em riquezas, regalo e abundância de bens materiais e não em simples provisão.
Para um povo adestrado a se considerar como filhos do rei, e, portanto, com direitos adquiridos para ter o melhor desta vida, é muito difícil reintroduzir a orientação bíblica de que tendo com que nos cobrirmos e nos vestirmos nos demos por satisfeitos. Muitos alegam que vivem pela fé, ou seja, no “compre que o Senhor proverá os meios para pagamento”, como é dito, soltam um cheque sem fundo pela fé, e o gerente do banco o devolve por falta de fé. Essas práticas ensinadas hoje por algumas denominações tornam difícil a ideia de se afastar de um Deus que seja 100% provedor, não no espiritual, mas na vida material.         

Leonardo  – A operação de milagres nestas igrejas pentecostais dificulta a compreensão de Deus?
Claudio Pinto  – Sem dúvida alguma. Jesus veio anunciar o arrependimento, pois era chegado o Reino de Deus, trazendo a libertação dos cativos e abrindo a porta de prisão aos presos. Essa boa nova tinha como consequência a vida eterna aos que cressem. Como muitos queriam ver o Reino, Jesus curava e libertava a muitos para mostrar que o Reino chegava com poder e virtude. Porém, muitos passaram a fazer desses sinais a essência do Evangelho de Jesus. Quantos viram Jesus operar milagres e quantos seguiram Jesus ao final? Na verdade, os enfermos se contentavam em receber a cura sem entender em absoluto o que aquilo significava. Poucos foram como o leproso, que, curado, voltou para buscar a Jesus e dar glória a Deus pelo milagre recebido. Se o propósito de Jesus fosse o de curar doentes, ele estaria até hoje, trabalhando em tempo integral na Terra tendo uma imensidão de seguidores em busca da cura e provavelmente tendo pouquíssimo tempo para anunciar as verdades do Evangelho. A cura do corpo deve proporcionar a cura da alma, para que esta em plena sanidade possa ter os olhos do entendimento abertos para que possa chegar à salvação e à vida eterna. Os milagres sem entendimento produzem seguidores dependentes e não discípulos atuantes.         
  
Leonardo  – Qual deve ser o maior objetivo do cristão: céu ou caráter?
Claudio Pinto  – Na verdade, eu não colocaria apenas essas duas opções como sendo as mais importantes nos objetivos do cristão. Mas nos atendo somente a ambas, creio que quem quiser alcançar o céu, sem dúvida deve antes passar por um tratamento de caráter que inclui: o novo nascimento, o ser uma nova criatura e a posterior transformação da mente e do espírito dos sentidos, para que possa alcançar vida eterna. O Evangelho de Jesus é em verdade transformador, por isso começa por conclamar ao arrependimento, para uma mudança de vida e de atitudes por parte daquele que almeja o céu. Todo o crente almeja um dia chegar ao céu e à eternidade, sem dúvida, mas tudo começa com a mudança de caráter da velha criatura para a nova que é formada em verdadeira justiça e santidade. Daí se pode concluir que se o mais importante objetivo é o céu, chegaremos a ele através do nosso caráter renovado, que não seria o maior objetivo, mas um desafio tremendo a ser enfrentado e vencido em uma vida piedosa e de santidade.      

Leonardo  – Qual seria o seu ideal de comunidade evangélica?
Claudio Pinto  – Em nossa igreja temos como Missão o “formar uma comunidade acolhedora e alegre, com famílias ordenadas e vidas integradas, em relacionamentos construtivos”, dentre outros tópicos. Dentro dessa visão, creio que algo importantíssimo em uma comunidade cristã seria a plena comunhão entre seus membros, pois, através de um bom relacionamento interno, teríamos ocasião de suprir as nossas necessidades domésticas e ainda traçar planos mais abrangentes objetivando alcançar e envolver a sociedade externamente, com o intuito de transformá-la. Uma comunidade evangélica ideal, a meu ver, deve ter como objetivo, além de tentar alcançar tudo aquilo que a Bíblia recomenda no âmbito espiritual, o firme propósito de transformação da sociedade, através de ações que a sensibilizem, não sendo vista como um organismo estranho ao meio dela, mas como uma instituição propícia e frutuosa plantada em benefício de todos na localidade. Uma igreja espiritual e com ações sociais seria, a meu ver, a ideal.            

Leonardo  – Qual a sua esperança a respeito do envolvimento da igreja com o estado nos próximos anos?
Claudio Pinto  – Historicamente o envolvimento estado-igreja tem se mostrado nefasto. Além disso, a fama dos políticos no Brasil está muito prejudicada, o mesmo ocorrendo também com muitos líderes religiosos, até mesmo pelo contato que exercem hoje. Para esse trato ser frutífero, precisaríamos antes de um avivamento verdadeiro e de uma renovação espiritual na igreja atual, a qual, pelas virtudes do Espírito Santo, pudesse influenciar de início a vida de muitos de seus ministros, em especial os com vocação pública, e estes, sendo renovados no espírito, poderem alterar a vida e os costumes seculares, trazendo benefícios de caráter moral ao estado, à política e a toda a nação.  Confesso, porém, que diante do quadro atual no qual os evangélicos, via de regra, entram na política e ao invés de alterar os costumes e influenciar nas práticas vigentes no meio, melhorando os relacionamentos e as ações praticadas, acabam eles por se converterem a políticos, e isto no sentido mais nefasto da palavra, muitas vezes se descredibilizando e envolvendo a fé.  No atual modelo praticado por ambas as partes, igreja e estado, tenho que revelar que a minha esperança neste envolvimento não só é mínima como é pessimista, mas pela fé creio que Deus é poderoso para mudar as coisas para melhor, desde que nós estejamos na mesma disposição de sermos mudados. Como diz Frank Durek: “O homem não resiste a mudanças, mas resiste a ser mudado”.
          Espero seu comentário, crítica ou sugestão a respeito dos assuntos abordados. Sua contribuição é muito importante! Em breve uma nova entrevista!

Paz e prosperidade a todos!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Comentário vencedor!



          Agradeço aos comentários que foram enviados, aos membros do blog e por aqueles que leem as postagens diárias que faço aqui. É bom saber que na entrega deste Prêmio o blog já ultrapassou os 2000 acessos. Não tenho o objetivo de atingir ninguém ou polemizar com opiniões que não são o que realmente penso. Mas de expor opiniões, devocionais próprios, críticas aos contrários ao reino e espiritualmente pervertidos.
          Avaliei os comentários enviados, e até poderia escolher um outro, mas selecionei de acordo com aquilo que considerei um desvio contundente da religião. Avaliar a salvação como algo mais abrangente e consequentemente fruto de um Deus mais nobre e sem igual é valorizar a vida pessoal que se perde, dando lugar a uma pessoa mais esclarecida, preocupada com o próximo e que não espera que os outros façam o mesmo sacrifício que faz, mas que apenas encontrem Deus e o reconheçam, seja lá a maneira em que isto acontecerá. Deus pode até ter outros nomes e ser encontrado de outras formas nada convencionais, mas isto não importa. O importante é o resultado desta relação com qualquer forma de Deus. Se o resultado aponta para Cristo, aquele que o faz, mesmo sem reconhecer isto, já está salvo sem mérito ou honra.
          Por isto, a Bíblia de estudo Shedd vai para Edgar Cardoso. Veja o seu comentário abaixo:



Paz Leo , gostei muito desse comentário porque acredito que isso é verdade: não são somente os evangélicos que irão ser salvos, e acho muito interessante essa passagem bíblica que você comentou sobre ela salmos 24, ai eu te faço uma pergunta: será que todos que estão dentro de um templo (em religiosidade) estão com AS MÃO LIMPAS E COM OS CORAÇÕES PUROS?
E penso que o mais importante é buscar a limpeza das mãos e principalmente do coração, porque todos nós já pecamos e ainda pecamos e possivelmente vamos pecar, mesmo mortos para o pecado, mesmo resistindo a carne, mesmo se esforçando em buscar a graça, ainda sem imaginarmos pecaremos.
As pessoas que possivelmente serão salvas, precisarão ao menos acreditar em Jesus de todo coração, a bíblia diz: "Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido." Romanos 9:33
"Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." João 6:40
Se não crerem não será pelas suas obras que serão salvos mas só serão salvos pela fé em Cristo Jesus, e aquele que realmente acredita em Jesus mesmo ele não sendo evangélico e se de fé em fé ele acreditou em Jesus, ele não foi e nem será confundido, e não vai querer saber de mais nada a não ser de acreditar em Jesus e no sacrifício da cruz.

          Logo, postarei foto da entrega. Que faça bom uso, ou melhor, ótima interpretação! Em breve uma nova promoção para inauguração do culto aos sábados na IEADE.

Paz e prosperidade a todos!

sábado, 21 de abril de 2012

Comunicado!!!

          Atenção caros amigos, a entrega do Prêmio será na próxima segunda-feira. Você tem até domingo (22/04) para se tornar membro e fazer o seu comentário em qualquer post para concorrer à Bíblia de estudo Shedd. O resultado será dado Segunda-feira 00:00.
Envie quantos comentários quiser, concordando ou não com o pobre miserável aqui. 

Paz e prosperidade a todos!


sexta-feira, 20 de abril de 2012

País corrupto!

           Parece que brasileiro tem uma quedinha para corrupção. Em todas as esferas da sociedade, há sempre gente querendo ganhar de maneira indigna sem critérios ou caráter. Seja no setor público ou privado; no âmbito comercial ou religioso, eles sempre estarão lá.
          Mas considero que quem engana em nome de Deus tem problemas muito maiores com a consciência e com o próprio caráter. Por mais que eu releve a realidade de que muitos acreditam estar fazendo para Ele ou por Ele, é impossível justificar o ganho fácil que isso representa.
          O evangelho da conquista ou teologia da prosperidade prosperou aqui no país, não por sermos um país cheio de gente ambiciosa; não porque todos os brasileiros queiram viver o sonho americano; não porque somos gente cheia de sonhos e lutamos para que estes se tornem realidade; não! Isto é legítimo e válido. Somos um país sofrido e é digno lutarmos na vida para mudarmos as nossas realidades.
          Mas esta teologia barata prosperou porque o Brasil é um país corrupto. Nossa mentalidade é ganhar sem esforço. É receber sem trabalhar. É colher sem semear. Essa mentalidade causa problemas sérios de consciência, e por isso nossa gente tem medo de tudo. Tem medo de saci-pererê, de mula sem cabeça e outros personagens do folclore. Somos um povo místico!
          Além disso, somos religiosos. Queremos viver bem com Deus. Mas por conta dos outros transtornos (ambição e medo), nos sentimos sempre culpados. Nunca estamos bem consigo mesmos. E quando me dizem que o meu comportamento é normal, talvez isto me apazigúe minhas emoções.
          Quer solo mais fértil para o "evangelho fétido"? O país da corrupção, onde as pessoas tem medo de mitos, mas são insensíveis a maldade dos que influenciam. Um país religioso e ao mesmo tempo incapaz de perceber um Deus pessoal, e habilidoso para perceber Deus como uma força produtora de bênçãos e maldições!

Ah Brasil, realmente deitado eternamente em berço esplêndido.
Deus, se tu és brasileiro, tenha misericórdia de nós!

Paz e prosperidade a todos!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O futuro...


"Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos"
Provérbios 16:9

O que iremos fazer? Como isso ocorrerá? Como será o amanhã? Devemos planejar!


          Queremos planejar nosso mundo, evitar surpresas e abnegamos o improviso. Queremos ser senhores do nosso destino e manter tudo sob absoluto controle. Tudo porque não podemos e não queremos ser surpreendidos. Queremos sempre ter a segurança da nossa zona do conforto. Não gostamos de apostar, pois isto significa um nível de risco que não nos propomos a assumir.
          E por que seria diferente? Temos este direito de evitar a penitência e, portanto, as consequências de ações não planejadas, de pensamentos mal formulados e de ações espontâneas. Afinal, se podemos utilizar o livre arbítrio para evitar sermos despóticos ou arbitrários, isto é o politicamente correto e o que se espera de nós.
          Pisar no chão e fazer isto com segurança é absolutamente um comportamento adequado que evita danos e cria um cenário sólido para o desenvolvimento e o desenrolar da vida.
          Mas há aqueles que preferem a aventura, que dançam conforme a música e que se mantém alinhados à tangente da curva de segurança. Não há padrões em seu comportamento e suas ações são comumente mal entendidas. Nunca estão em conformidade com qualquer sistema e tem dificuldade para se adequar à métodos de alienação ao pensamento livre.
          Não sei se tais maneiras de lidar com o futuro são simplesmente escolhidas. Talvez façam parte da personalidade de cada um ou se formem de acordo com os princípios culturais em que o indivíduo está inserido.
          Mas há algo absoluto em tudo: É impossível prever o futuro! E quem tenta, se frustra. Talvez este modelo de vida alternativo construa indivíduos mais preparados para a vida. Talvez o método conservador seja mais eficiente e produza mais resultados. Uma coisa é certa: o futuro não respeita planejamentos e não preserva qualquer sequência lógica. Posso estar vivo agora, e amanhã morto. Posso estar morto, e amanhã vivo. Posso ter muito e perder tudo. Posso não ter e adquirir muito.
          Por isso, não podemos apenas construir planos. Não podemos apenas construir bens ou independência financeira. Não podemos construir apenas uma família. Não podemos construir apenas um patrimônio social, cultural ou financeiro.
Nós precisamos gastar tudo o que temos, para nos construir!

E aprender com Paulo:

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Filipenses 4:12-13
Paz e prosperidade a todos!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Silas Malafaia, Anti-Cristo?

          Com certeza não! Apenas um agiota da fé. Não se preocupe!
          Silas Malafaia é um pastor mercenário que se especializou na Teologia da prosperidade para manipular a massa ignorante do nosso país. É fundador do ministério "Vitória em Cristo" e possui muitos programas evangélicos na TV de onde profere piadas e heresias em nome de Deus.
          É adepto do "politicamente correto" no meio gospel e tem habilidade em se promover com assuntos de interesse da opinião pública. Constantemente envolvido em polêmica com homossexuais e seus concorrentes na disseminação do evangelho de conquistas: Valdomiro Santiago, RR Soares e Edir Macedo.
         Para se fortalecer fez alianças com os mafiosos da bíblia: Morris Cerullo e Mike Murdok. Apesar de se orgulhar por separar os seus bens dos bens de sua organização, é óbvio que um está relacionado ao outro. Ele diz que quem comprou o avião que utiliza foi a sua associação, mas quem usufrui o bem é o próprio. Ele diz que não precisa do dinheiro da associação, mas os seus livros e dvds são divulgados e vendidos nos programas da dita cuja. Portanto Sr Malafaia, o seu sobrenome devia ser Hipócrita!
          Em minha infância e adolescência ouvia suas mensagens e sentia o calor de sua dedicação e entusiasmo. Mas em que você se transformou? Um pastor assembleiano com pinta de mafioso de quinta categoria. Os fins não justificam os meios, de forma alguma!
          Não entendo a necessidade do Sr andar de limusine em cidades do nordeste para se promover ou promover as mentiras que prega, todas elas encharcadas do uso fétido da fé alheia.
          As atenções ficam concentradas nos outros corruptos, como Edir Macedo e Valdomiro Santiago, mas a falsa aparência de piedade deste homem deve ser considerada.
          Que os pobres adeptos da Teologia da prosperidade, possam enriquecer o mais rápido possível, para que percebam que o que buscam é simplesmente a imposição pessoal do sua própria ambição, egoísmo e orgulho e isto em nada tem a ver com os ensinamentos de Cristo. Ou seja, a bíblia não justifica o desejo por riquezas, estabilidade ou uma vida blindada do súbito atroz que permeia bons e maus.
          Não há um líder sério sequer na grande mídia. Anseio que as revelações que ditam o comportamento da sociedade não tenham origem em programas evangélicos apresentado por Gurus da vida mansa, mas que nasçam dos ensinamentos da vida e de uma interpretação iluminada das verdades de Deus!

Paz e prosperidade a todos!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Assassino da Noruega?!

          Pergunto a você, caro leitor: Há perdão para o assassino da Noruega?

          Veja alguns trechos de uma carta escrita por Anders Behring Breivik e lida ao júri por seu advogado de defesa nesta terça-feira:

"As pessoas que me chamam de diabólico confundem ser diabólico com ser violento", declarou Breivik com voz calma, antes de destacar que que "passar o resto da vida na prisão ou morrer como um mártir por seu povo é a honra máxima (...). É um dever".
"Se há alguém diabólico, são os social-democratas e os marxistas culturais, porque desejam transformar o país em uma sociedade multicultural sem consultar a população".
"É democrático que o povo norueguês nunca tenha sido consultado em um referendo para saber se aceita tantos estrangeiros, a ponto de virar uma minoria em seu próprio país?", questionou o acusado.
"Os jovens do Partido Trabalhista são ingênuos doutrinados, não eram crianças inocentes e sim militantes políticos", afirmou Breivik, que matou 69 pessoas em Uttoya, a maioria adolescentes que estavam em um acampamento de verão do partido.
"Matar 70 pessoas pode impedir uma guerra civil", disse Breivik.
"Quando a revolução pacífica é impossível, a única opção é a revolução violenta", completou Breivik, que sempre mencionou a palavra "nós" ao falar de sua causa, dando a entender que representa um movimento mais amplo.
"Os muçulmanos desprezam a cultura norueguesa".
"Os rios de sangue causados pelos muçulmanos chegam agora às cidades europeias", completou.

          Mesmo com tantos indícios de que se trata de alguém muito perturbado, estamos nos deparando com alguém lúcido, que entende a crueldade de seus atos e com capacidade para justificá-los. É alguém que pode sim responder pelos seus atos e ser alvo da aplicação da justiça.
          Ainda assim, ele é alvo da graça de Cristo. É alguém amado por Deus. Tem os mesmos privilégios que qualquer outro ser humano tem em sua passagem pela terra e também o mesmo ônus. Não é uma aberração da natureza, mas uma criatura formada e gerada pelo Criador.
          Portanto, milagre, ah milagre, é acreditarmos nisso de coração.

Paz e prosperidade a todos!
        

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O buraco!

          Lembrei-me hoje de um texto citado por uma professora universitária em uma formatura da turma de Nutrição na Universidade Metodista em que minha irmã era formando no ano de 2007. A preocupação de quem discursava era se aqueles novos nutricionistas estavam preparados para enfrentar os buracos que a vida dispõe sem qualquer critério sob nós. 
          Segue o texto citado abaixo:

"Estava andando em uma rua, caí em um buraco.

Estava andando em uma rua, vi um buraco, caí no buraco.

Estava andando em uma rua, vi um buraco, pensei que não devia mais cair no buraco, caí no buraco.

Estava andando em uma rua, vi um buraco, desviei do buraco.

Estava andando em outra rua."

          Respeitando a reflexão involuntária que nos permite este texto, apenas compartilho uma lição: O buraco sempre estará no mesmo lugar. Nós conheceremos a localização do buraco.  Experimentaremos o buraco. Mas mesmo assim, precisaremos evitar aquela rua.

Paz e Prosperidade a todos!

domingo, 15 de abril de 2012

Nossa missão!


            Inicio a semana, ansiando profundamente que minha vida seja melhor que o meu discurso. Que eu queira participar das aflições dos menos privilegiados e que eu tenha oportunidade de ser nobre o suficiente para ser servo e humilde o suficiente para ser nobre.

          Se há alguma missão para cada ser humano, ela contempla o próximo, o ser humano e os mais necessitados. 
Veja o vídeo abaixo:


Paz e Prosperidade a todos!

Somebody Like Me
Jason Crabb

The congregation parted like the Red Sea
When that old drunk stumbled in down the aisle
And took a seat
Right in the middle of Amazing Grace
He could feel the judgment they were passing
Thought to himself "Ain't that just how some folks acting"
He'd rather be on the street than in this place
And with tears on his face

You'd think somebody would put their arm around him
You'd think somebody would hit a knee
Pull him in, say a prayer
That's what I'm talking 'bout right there
You'd think somebody would practice what they're preachin'
Well, I wonder who that somebody could be
Prob'ly somebody like me

Well, he's got problems nobody wants a part of
When he got up and slipped out nobody stood up
They don't wanna make a scene
So they let him walk outta there without a prayer

You'd think somebody would do something different
You'd think somebody would go against the grain
Be the one to run him down
Bring him back and turn him around
You'd think somebody would wanna make a difference
Well, well I wonder who that somebody could be
Prob'ly somebody like me

Oh can I get a witness
Oh yeah
You'd think somebody would put their arm around him
You'd think somebody would hit a knee now
Pull him in, say a prayer yeah
You'd think somebody would put their arm around him
You'd think somebody would hit a knee
Pull him in, say a prayer
That's what I'm talking 'bout right there
You'd think somebody would wanna make a difference
Well, I wonder who that somebody could be
Prob'ly somebody like me

sábado, 14 de abril de 2012

O Apóstolo!

          Hoje assisti ao filme Paulo de Tarso que me remeteu aos escritos bíblicos que narram a história de um dos maiores apóstolos de Cristo. Diferente de muitos apóstolos que existem por ai, seu coração não estava em coisas superficiais, e sua missão não era exatamente beneficiar ao povo. Ele não era político, e não se vendia aos mesmos. Viveu em muitas ocasiões encarceramentos não porque escondeu dólares na bíblia, ou por sonegação de impostos, mas por causa do Reino.
          Paulo não seria Apóstolo de uma mega igreja se vivesse nos tempos atuais. Na verdade, nem sei se teria este título, já que ao observar o comportamento de todos os apóstolos atuais, sentiria nojo, muito nojo! Não cometeria os mesmos erros, porque com certeza, respeitaria o rebanho de Cristo.
          Não prometeria independência financeira, porque ele não teve. Não prometeria uma vida sem flagelos, porque também não teve. Não prometeria a cura porque muito sofreu com tuberculose. Não usaria o medo, a ganância e a culpa para influenciar pessoas, porque conheceu a liberdade em Cristo e entende o que o sangue comprou.
          Lutou contra a religiosidade de Pedro e o poder da lei em seu tempo a fim de propagar a essência dos ensinamentos de Cristo. Para isso teve coragem e não se preocupou com sua imagem ao defender algo que facilmente podia ser entendido como blasfêmia.
          Muito diferente dos apóstolos deste tempo, tão compromissados com seus patrimônios, se vestindo de Cristo e se portando como demônios.
          No coração de Paulo, a total submissão à liberdade que nos foi concedida. Entre suas pérolas em vida, as que mais nos ensinam: "Se a vida não tem lhe ajudado, e muitas coisas lhe incomodam, saiba de uma coisa: - A graça dEle te basta!" e "Contentai-vos com o que tendes".

Paz e prosperidade a todos!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

quinta-feira, 12 de abril de 2012

EED (Encontro Ecumênico Desnecessário)

          Há encontros ecumênicos louváveis, quando diferenças se dissipam em prol de algo do bem. Quando a religião e seus cabrestos se diminuem e cedem espaço para o que se espera em todas elas: o amor.
          Não é o caso do vídeo abaixo. Levando uma mensagem cantada que mais parece auto-ajuda da HerbaLife: Damares, que trabalha para o capeta, Regis Dane-se, Padre Fábio Melou e Marcelo Roça formam o quarteto fantástico da Turma do Enxu.
          O problema não é o que cantam. Porque quando sofremos, precisamos ouvir que vai dar certo. Mas não em nome de Deus. E fazer isso para vender CDs e DVDs é um crime. Muita confusão teológica e palavra distorcida.
          Por favor entidades... Ouçam os quatro cantando e Faça um milagre neles! Veja o vídeo abaixo:

Paz e prosperidade a todos!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Entender Deus?


          Entender Deus é possível? Sim, agora sei que é. Depois que me despi de minha religiosidade e me permiti ver Deus mais semelhante ao homem, mais próximo da minha realidade. Depois que percebi que o céu e o inferno não estão tão longe assim. Parece que acordei mais próximo à esta realidade. E só quem destrói a fortaleza religiosa que mais confunde que explica, começa a entendê-lo assim.

          Estava já morta a minha adolescência, má e abominável,e entrava na juventude, quanto mais velho em idade, tanto mais abjecto em futilidade, de tal modo que não me era possível conceber uma substância a não ser aquela que se costuma ver com estes olhos do corpo. Não te imaginava, meu Deus, sob a forma de um corpo humano, desde que comecei a ouvir falar de filosofia; sempre evitei isso e alegrava-me por ter encontrado a mesma maneira de ver na fé da nossa mãe espiritual, a tua Igreja católica; mas não me ocorria outra coisa que pudesse conceber acerca de ti. E, sendo eu homem – e que homem! – esforçava-me por te conceber como supremo, único e verdadeiro Deus, e, com todo o meu ser, acreditava que tu és incorruptível, e inviolável, e imutável, porque, não sabendo por que razão nem por que modo, no entanto via claramente e estava certo de que aquilo que é corruptível é inferior àquilo que não é corruptível, e aquilo que é inviolável, sem qualquer hesitação eu punha-o antes do que é violável, e que o que não está sujeito a nenhuma espécie de mudança é superior àquilo que pode sofrer mudança. 
          Clamava violentamente o meu coração contra todos estes meus fantasmas e, com um único golpe, esforçava-me por afugentar da visão do meu espírito o bando da imundície que esvoaçava em torno de mim: e que, mal era rechaçado, num abrir e fechar de olhos, de novo aglomerado, logo voltava e se precipitava sobre o meu semblante e o obnubilava. Deste modo, embora não te concebesse sob a forma de um corpo humano, era todavia levado a conceber alguma coisa de corpóreo espalhado pelos espaços, quer imanente ao mundo, quer difuso para além do mundo, pelo infinito, e que fosse justamente isso o incorruptível, e o inviolável, e o imutável que eu antepunha ao corruptível, e ao violável, e ao mutável; porque tudo aquilo que eu privava de tais espaços parecia-me ser o nada, mas o nada absoluto, nem mesmo o vazio, como quando se tira um corpo de um lugar e fica o lugar esvaziado de qualquer corpo, seja ele da terra, da água, do ar ou do céu, mas todavia há um lugar vazio, como se fosse um ‘nada espaçoso’. 
Santo agostinho

Paz e prosperidade a todos

terça-feira, 10 de abril de 2012

Santo Agostinho

          Santo Agostinho se dispõe a assumir a humanidade e a se aprofundar na hipocrisia humana. Também é um poeta com lindo discernimento sobre Deus e seu amor. Algumas citações:

"Geralmente suspeitamos dos demais o que sentimos em nós"

"Tão cegos são os homens, que chegam a gloriar-se da própria cegueira!"

"Não há doente mais incurável do que aquele que não reconhece a sua doença."

"Conhece-te, aceita-te, supera-te."

"A angústia de ter perdido, não supera a alegria de ter um dia possuído"

"Simular humildade é ser soberbo."

"Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre. "

"Se não podes entender, crê para que entendas. A fé precede, o intelecto segue."

"Compreender para crer, crer para compreender"

"O coração delicado sofre menos das feridas que recebe do que das que faz..."

"O que mais Deus odeia depois do pecado é a tristeza, porque nos predispõe ao pecado."



Dica: Leia Confissões, Livros VII, X e XI - Santo Agostinho.

Paz e prosperidade a todos

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Viva a vida!!! (Ec 3)

          Viver é o desafio mais fascinante que um ser pode assumir. Viver é desfrutar, é aproveitar, é se fartar. Viver é fechar os olhos para os riscos e viver a emoção sem restringir qualquer sensação ou sentimento inusitado.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1

          Há tempo para cada estágio da vida, disse o sábio Salomão. No auge de sua vida, ele aplica a liberdade em sua maneira de viver. A ordem é entender que a vida não segue um planejamento, não respeita nenhum ciclo e adora o imprevisto. Na verdade, ela não manda, mas às vezes desmanda. É doce e gentil às vezes, mas esporadicamente cruel. A vida não é uma senhora autoritária, é uma dama esperando que a conquistem.

"Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida" Eclesiastes 3:12

          Em seu poema, Salomão admite: "não há nada melhor para o homem que se alegrar e gozar a vida enquanto puder". Deus não impôs restrições, quem é o homem para inquirir? O único conselho é: faça o bem e respeite. Deus é um expectador de luxo que temos na vida. Alguém que preparou o cenário, lhe atribuiu a capacidade da vida e lhe deu liberdade para voar. Não há nada melhor que ter o direito da escolha, e por que não, também o direito de viver as conseqüências das escolhas. Isto é liberdade, e não deve ser encarada como um problema matemático, mas como um presente de natal.

"E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus" Eclesiastes 3:13

          A segunda coisa entendida por Salomão: "que ele deve comer e beber; aproveitar o resultado de seu trabalho porque essas duas coisas são presentes de Deus". Gaste o que ganha como quiser. Pense no futuro, mas não se forje de acordo com os conselhos de outros. Mais do que investir em uma carteira de crédito, pense em investir em você! Viaje, conheça pessoas, se relacione. Vá pescar, andar a cavalo ou pular na piscina. Assista a um bom filme e coloque bastante manteiga na pipoca. Beba um bom vinho, mas mantenha o controle. Se puder, brinque como criança. Toque a campainha e saia correndo, passe um trote ou conte piadas. Divirta-se e torne cômicas as lembranças de suas próprias tragédias. Viva, apenas viva!

"Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?"  Eclesiastes 3:22

          Em outras palavras, Salomão está dizendo: "Foi assim que eu vi que o melhor para o homem é se alegrar com as coisas que faz. É para isso que o homem existe. Ninguém pode fazer o homem voltar ao mundo depois de morto, para aproveitar aquilo que ainda vai acontecer. Por isso, ele deve aproveitar a vida agora!". Temos apenas uma oportunidade, e está mais do que claro que ela passa velozmente. Respeite o tempo em que está vivendo e faça isso da melhor maneira possível. Planeje não se lamentar do passado e encare o futuro como uma página em branco.

          O meu e o seu discurso não podem ser melhores que aquilo que vivemos. Na verdade, nenhum discurso pode conseguir descrever as nossas vidas. Este é o ponto perfeito!

Paz e prosperidade a todos!

domingo, 8 de abril de 2012

Feliz Páscoa! Isto é um milagre!


            Celebrar a páscoa é crer em algo que só é possível como consequência de um milagre em sua mente. Crer que alguém ressuscitou dos mortos, tomou a chave da morte e do inferno e começou um processo de povoamento do céu é coisa de gente muito alucinada. 

          Quando estamos alucinados, conseguimos assimilar que o mesmo poder que ressuscitou Cristo dos mortos, também nos dará vida. E hoje é o dia de celebrarmos este milagre que se fez e se fará.
          Isto significa que o pecado que nos envolve perde sua força, que as nossas fraquezas perdem o seu domínio. Que os erros podem ser corrigidos. Que a vida tem graça sim. Que os seres humanos podem mudar. Que os problemas sociais podem ser solucionados se gente alucinada se inconformar.
          É Páscoa! E ainda há esperança! Feliz Páscoa! Feliz Passagem!



Paz e prosperidade a todos!

sábado, 7 de abril de 2012

Sábado de Aleluia: Hora de malhar o Judas! Qual?

          Sábado de aleluia é o sábado anterior ao domingo de páscoa, ou seja, hoje. É um dia entre a morte e ressurreição de Cristo e provavelmente o dia em que Judas Iscariotes tirou sua própria vida em função do remorso pela entrega do Filho de Deus.
          A malhação de Judas é um ritual praticado por católicos e ortodoxos principalmente na América latina, herança da colonização espanhola e portuguesa. Diversas cidades brasileiras fazem deste rito uma atração turística como é o caso da cidade de Itu, conhecida por aumentar o tamanho de tudo. Eles também aumentam ano a ano o boneco de Judas, mas ao invés de atear fogo, eles explodem o boneco com dinamite no que já ficou conhecido como o Estouro de Judas.
          Mas Judas nos ensina muita coisa. Que não importa nossas intenções, nossos erros tem consequências que na maioria das vezes não são calculadas. Que quando utilizamos a religião segundo os nossos interesses, estamos tratando Deus como um escravo e o vendendo por 30 moedas de prata. Que a dor de quem trai tem a cura muito mais lenta e tardia, e por isso, a perda da vida se torna alternativa. Nos ensina o quanto é perigoso andar do lado de Cristo sem o conhecê-lo, pois você pode morrer em função de um veneno, com o antídoto no bolso. Que tirar a própria vida não elimina ou paga a dívida do erro, e, portanto, não há nobreza no suicídio. Que o egoísmo cega, altera o trajeto, afasta o bem e causa a morte.

Por isso, não critique, malhe ou exploda Judas, pois fazendo isto, talvez, esteja condenando a si próprio.

Paz e prosperidade a todos!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Um outro significado para a Páscoa!

          A páscoa (Pessach) tem origem na religião judaica como celebração da "passagem" da escravidão do Egito para a Terra prometida. Os cristãos comemoram na páscoa a ressurreição de Cristo, a "passagem da morte para a vida".
          Mas a páscoa é a melhor oportunidade que a vida dá para nos atarmos às pessoas que realmente importam para nossa existência. Época em que os enlaces precisam ser revistos, relacionamentos retomados, feridas saradas, arrependimentos se tornem sinceros e o perdão liberado gratuitamente.
          Tudo para que a celebração da páscoa seja válida e faça sentido. Ele morreu para que não estivéssemos mais separados dEle, de nós mesmos, da nossa própria consciência, da liberdade e da fé.
          A nossa formação intelectual e social dependeu de outras pessoas. A páscoa é um tempo para valorizarmos de todas as formas aqueles que se sacrificaram pela nossa formação. Aqueles que investiram alguma coisa de valor em nós e são de alguma forma responsáveis por quem somos devem ser lembrados.
          Coma chocolate com eles, conte piadas a eles, se perca no tempo com eles. Afinal é páscoa. Ele ressuscitou para nos relacionarmos outra vez.
Aproveite isso!

Paz e prosperidade a todos!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Eu tenho um sonho...

Veja o vídeo:



          Inspirado no Pr Martin Luther King, resolvi rever quais são os meus verdadeiros sonhos, pelos quais posso lutar sem exitar. Abaixo os escrevi:

          "Eu tenho um sonho, sim eu tenho, que um dia todos conhecerão a Deus e desejarão isto quando seu caráter estiver em ruínas e não quando sua conta bancária estiver negativa; um dia os homens se alegrarão quando alguém se arrepender e não quando alguém for executado; um dia perdoar vai ser nobre e não uma fraqueza; um dia os homens não serão enganados por falsos pastores, mas os levarão ao arrependimento; um dia as salvas das igrejas não terão investimento, mas gratidão; um dia ter não vai ser mais importante que ser; um dia a religião não separará as pessoas, mas as unirá; um dia pastores da mesma denominação não terão a mesma voz; um dia cura importante vai ser a da alma, e não prisão de ventre; um dia os políticos serão tão honestos que parecerão monges; um dia os feriados terão sempre dias de sol; um dia lágrimas rolarão apenas de alegria; um dia o pobre terá para dividir; um dia a fome não será um problema social, mas opção de dieta; um dia os orfanatos estarão cheios, mas de espaços vazios; um dia a moeda não será o real, mas a solidariedade; um dia toda esta utopia será realidade e a realidade de hoje, será chamada de inferno."

Qual é o seu sonho? Comente e concorra ao prêmio do mês!

Paz e prosperidade a todos!

terça-feira, 3 de abril de 2012

O Revolucionário

          Quando um sistema político e/ou religioso deixa de satisfazer as necessidades essenciais da sociedade, nascem os revolucionários, como que por um chamado do povo ou a mando de Deus. Este era o cenário da terra quando o Pai ofereceu seu filho. E Cristo veio com sangue nos olhos, e com uma certeza: "A salvação de todos não era uma opção, era a única saída". E apesar da sua humanidade, a convicção: "O Pai os terá de novo!". Veja o discurso mais intenso e obstinado dEle:

Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?
Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!
Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;
Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três.
O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.
Lucas 12:49-53

          A sociedade novamente passa por tempos terríveis. Ninguém está satisfeito! Os revolucionários estão novamente sendo chamados. O que fazer nesta revolução?

          Tomar a enxada, e boas sementes e plantar incessantemente o bem, até que as forças se esvaiam, que os cabelos mudem de cor e caiam, que a coluna adoeça, que a voz falhe ou os músculos atrofiem, pois novamente não há opção, mas apenas uma saída, um caminho, uma verdade e finalmente a vida!

Paz e prosperidade a todos!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hoje eu vi o diabo...

          O mal em todas as suas esferas é um mito na mente humana. O mal amedronta, causa indignação e reflete tudo aquilo que deve ser confrontado e banido. Não quero espiritualizar e com isso me tornar superficial, mas apenas esclarecer a figura personificada da maldade: o diabo.
          Quem é o diabo e onde ele está?
          O diabo, representante estereotipado da maldade reflete aquilo que diminui a vida e a faz perder o sentido. Aquilo que como consequência traz sofrimento e dor. Aquilo que destrói e mortifica, que anula e abate.
          Apesar de ser trágico, o mal infelizmente é opção, e mais do que isso, opção vantajosa. As pessoas gostam do mal, escolhem o mal, em um processo vicioso de troca unilateral, onde os fins justificam radicalmente os meios.
          A consequência disso são pessoas e sociedades cada vez mais com a cara, o jeito e o cheiro do diabo. Agora eu consigo ver o diabo, não gostaria, mas o vejo.
          O diabo é facilmente visto nas ações egoístas do desonesto; nas palavras dúbias do mentiroso; nos olhos de quem é indiferente à pobreza do outro; no discurso de quem engana os mais fracos; na bíblia do injusto, na oração do aproveitador; em quem vende fé; no cetro do que julga segundo seus próprios interesses; naquele que só enxerga seu mundo e seus próprios objetivos.
          Quando escolhemos o mal, ficamos com a cara do diabo. E todos nós precisamos avaliar qual é a nossa identidade.
          Hoje eu vi o diabo! Eu consegui percebê-lo, porque ele olhou para mim. Ele me confrontou e buscou me constranger. Ele não se intimidou e me pareceu muito convencido de seu poder.
          Não estou com medo do diabo, mas confesso que olhar no espelho, agora, não é tarefa fácil!
          

Paz e prosperidade a todos!