O Rio +20 é um dos eventos mais hipócritas a que temos conhecimento. Muito discurso, pouca ação. Nada se produzirá, e apenas restará o lucro obtido pelo turismo no Rio de Janeiro, e assunto para imprensa.
É urgente a necessidade de pensarmos em um mundo mais sustentável para que haja perspectivas para as próximas gerações. Mas não posso ser hipócrita aqui. Somos o resultado deste sistema capitalista que motiva o consumo e não administra o final deste processo.
Eu consumo muito combustível, jogo lixo às vezes na rua, tomo banhos demorados, uso muito os descartáveis, deixo luzes acesas e eletrônicos desnecessariamente ligados, compro sacolas plásticas, etc.
Assim como eu, muitas pessoas fazem o mesmo, porque somos mais motivados ao consumo do que à cidadania. Somos incentivados à praticidade, ao mundo em movimento, à dinâmica maluca das grandes cidades.
A cúpula não serve absolutamente de nada, mas se pudermos nos conscientizar que somos importantes neste processo de restauração do meio ambiente, bem como da sua preservação, teremos cidades mais limpas e organizadas. É difícil enxergar esta intenção nos nossos políticos, mas precisamos fazer ao menos a nossa parte.
Apenas por estes motivos, não sou demagogo, é dificílimo nos animarmos à uma reeducação. Mas tomar este tipo de iniciativa, é amar o próximo e à Deus que a tudo criou. Cidadania é um meio de sermos solidários e usufruirmos destas ações.
Que possamos usar a repercussão da Rio +20 para provocarmos em nós mudanças progressivas que produzam em nossas casas algum benefício. Que tenhamos sabedoria para isto!
Paz e prosperidade a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e concorra a prêmios!