"No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes a terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás" Genesis 3:19
O domingo se finda e, é inegável que cada ser humano trabalhador já pensa na longa semana que lhe espera. Serão dias cansativos até o próximo descanso (shabbat). Qual a razão da fadiga humana? Existem respostas na história?É neste momento que a mitologia grega e a bíblia se fundem em duas histórias extraordinarias protagonizadas por duas mulheres desobedientes: Eva e Pandora. O nome Eva deriva do hebraico hav.váh, que significa "vivente" ou "tem vida"; Pandora deriva do grego: Πανδώρα, "dotada de tudo" ou "a que possui tudo". Na minha opinião, nomes com significados muito semelhantes, já que quem tem a vida possui tudo.
As duas mulheres tomaram decisões erradas, e desobedeceram ordens pré-estabelecidas. Eva comeu do fruto proibido, e Pandora abriu uma caixa que não podia ser aberta. As duas histórias trazem complicações catastróficas para a humanidade. Eva tirou o prazer da criação, da produção, do labor e enfraqueceu a visão do ser humano, que passou a ver tudo como obrigação e consequência, e não como opção e desafio. Pandora fez com que escapassem da caixa: o trabalho, a velhice, a doença, as pragas, os vícios, a mentira, etc.
Mas uma coisa ainda permaneceu na caixa de Pandora: a Esperança, esta confirmada por Deus em sua sentença à serpente: "... esta (a semente da mulher) te ferirá a cabeça,...".
Bom, a esperança já renasceu em Cristo, como a única dádiva que ainda havia na caixa, e, por isso, por mais que alguém desconheça sua própria fé e não torne comum seus princípios e os ensinamentos de Jesus, todos temos a possibilidade de tirar de sobre nós as consequências dos erros de Eva e Pandora.
Eu já abri a caixa e tomei para a mim o último segredo a ser revelado. A vida é uma dádiva! O fôlego de vida, por mais que seja dado a todos os mais de 6 bilhões de seres humanos da Terra todos os dias, é um privilégio e me sinto muito abençoado por cada amanhecer, pois soa como uma mensagem de Deus para mim, dizendo: "Filho, te dou mais uma oportunidade, vai lá e arrebenta!".
Eu já O conheci e por isso sei que praga nenhuma chegará a minha tenda. Ou seja, não podem mexer com o meu direito à vida, ao respirar, ao produzir e estas são ferramentas dadas aos homens que os deuses não esperavam.
É possível ser feliz com o rosto suado, e ter prazer em preparar a terra, sabendo que as colheitas compensam e muito a semeadura, e a nossa carnalidade deve ser explorada por nosso espírito para que nossa alma cheia de esperança seja a concepção do dever cumprido e reine com Ele sobre os povos da terra.
Trabalhe contente esta semana, e tenha prazer no que faz. Ame as pessoas e se relacione com seus desafetos. Fale a verdade, e tome decisões certas. Faça exercícios para amenizar a fadiga do corpo e cuide de sua higiene. Esqueça as maldições sobre Eva e Pandora e assuma outra postura para ter vida e possuir tudo. Graças à Ele, isso é possível novamente!
Paz e prosperidade a todos!
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás
Gênesis 3:19
Gênesis 3:19
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás
Gênesis 3:19
Gênesis 3:19
No
suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque
dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
Gênesis 3:19
Gênesis 3:19
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e concorra a prêmios!