quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dar esmolas é correto?


          Quando você para no farol, e aparece alguém em situação complicada, aparentemente sem as mínimas condições necessárias para sobreviver lhe pedindo algum tipo de ajuda, qual é sua atitude?
          Eu, particularmente já reagi de diversas maneiras, mas não havia analisado a situação e definido um comportamento padrão para tal momento.
          Cristo nos orienta a sermos altruístas e tratarmos o próximo como a nós mesmos. Nos encoraja a sermos voluntários e generosos e extirparmos de nosso caráter, a valorização do ego que sutilmente nos transforma em egoístas perseguidos e condenados pela própria consciência.
          Pare e reflita sobre esta atitude (dar esmolas): em que ela ajuda o pedinte? Será que alguns trocados esporádicos são capazes de dar dignidade e esperança a um necessitado?
Culpamos o necessitado, e o condenamos, nos eximindo da responsabilidade porque temos certeza que ele usará os grandes valores que o entregamos para se auto-destruir.

O que fazer então?
          Ser hipócrita e esmolar uns trocados, simplesmente fechar o vidro ou passar direto, advertir o pedinte e convencê-lo de que não somos idiotas, ou apresentar uma atitude que dignifique a vida?
Podemos fazer diferente. Basta nos prepararmos para a tal situação.
          O ideal é que a igreja tenha um lugar para tratar essas pessoas. Se não freqüenta uma comunidade com esta estrutura, procure alternativas no estado e ande com uma cartilha de apoio ao pedinte (Em breve, disponibilizarei uma cartilha no blog). Que contenha informações sobre abrigos e albergues da prefeitura. Existem também lugares que oferecem cursos gratuitos de capacitação profissional e oportunidades de realocação no mercado de trabalho.
          Se realmente quisermos ajudar, conseguiremos fazer o mínimo possível, o que com certeza fará mais bem para nós do que para o auxiliado.
          Dê dinheiro no último dos casos quando não existir outra alternativa, pois com isso corremos o risco de sermos cada vez mais hipócritas.
          Na medida em que subjugamos nosso egoísmo, e conseguimos nos doar um pouco, a tendência é que isto aumente e que bom será quando conseguirmos dar passos maiores do que este.

"O egocentrismo corrói a alma. O altruísmo renova-a." Kaíque Francis Rodrigues Bueno

Paz e prosperidade a todos!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Afinal, milagres existem?

Significado:
Um milagre ou miráculo (do latim miraculum, do verbo mirare, "maravilhar-se") é um fato dito extraordinário que não possui uma explicação científica. Para os crentes, sua realização é atribuída à onipotência divina, é considerado como um ato de intervenção de Deus (ou de deuses) no curso normal dos acontecimentos. [wikipedia]

          Quando algo se torna objeto de estudo, e nos aprofundamos em temas que aguçam a curiosidade, tendemos a desejar concluir o estudo com todas as respostas possíveis sobre o proposto em questão. Mas estudar Deus é algo muito complexo e concluir em algum ponto este estudo é manifestar a soberba ao acreditar que Ele cabe em nosso entendimento absolutamente limitado.
          Por isso, em diversos assuntos, somos restritos às conjecturas que nos permitem passear sobre variadas questões, com a liberdade formatada na palavra de assimilarmos a natureza do Verbo. E milagres fazem parte deste grupo recheado de coisas não totalmente discernidas.
          Podemos definir algumas características para um milagre:
Ele precisa ser extraordinário. Não devem haver explicações para seu acontecimento. Coincidências bem alinhadas não podem ser a justificativa de um milagre, e se são possíveis, logo, não revelam um milagre.
          Hoje tudo é milagre! Outro dia vi uma mulher testemunhando a graça recebida: Ganhou 50% de desconto em uma dívida de milagre. Isto tem outro nome: Estratégia de cobrança. As pessoas tendem a relacionar tudo o que lhes acontece à incidência de milagres, quando são eventos facilmente explicados.
          E desvalorizar o significado desta palavra é tudo o que os animadores de auditórios residentes dentro de igrejas precisam para se munir até os dentes e manipular sem escrúpulos a massa, que nunca rejeita um milagrezinho.
          Daí, surgem as placas absurdas que vemos por ai:
"Culto do milagre, você não pode perder!"
"Aqui o milagre acontece!"
"Milagre, só aqui!"
"Venha ao culto, hoje é o dia da sua vitória!"

          Apesar de ser algo absurdo e sem prerrogativas na sensacional história da igreja, o evangelho que se vê em muitos lugares se reduziu a isto: milagres medíocres aprisionando ainda mais quem não tem discernimento.

          2º O milagre atesta a intervenção de Deus. Todos os envolvidos, que vivenciaram ou presenciaram o evento, se submetem a verdade de que algo impossível segundo a razão humana ocorreu e, portanto, a natureza de Deus é manifestada. Em uma cura, o primeiro a atestar isto é o médico, que conhece o diagnóstico e seu prognóstico, bem como a técnica e seus fundamentos. E quando a lógica é destruída e seus métodos se tornam inúteis, o profissional se equipara com o paciente e assumem papéis secundários durante os acontecimentos, já que todos concordam que o protagonista não é deste mundo.
          3º Milagres são coisas que nós nunca conseguiremos realizar com nossas próprias mãos. Todos nós podemos ser aprovados em uma prova, por exemplo. E isto não é milagre, é consequência de estudo. Todos nós podemos ser selecionados para uma vaga de emprego, basta reunirmos as habilidades necessárias para ocupar o cargo. E tantos outros exemplos sem valor que são usados como testemunhos e, assim, ao invés de revelar um Deus justo, revelamos um mafioso, cheio do poder que assiste filmes piratas e joga no bicho.

          O maior milagre que nós recebemos foi a graça conquistada através do sacrifício de Cristo:
Você estava destituído da glória de Deus, passando uma vida na terra sem significado algum, já condenado desde o nascimento e sem condição de reverter a sentença.
         Hoje você é livre para escolher o que é milagre para você: Redenção da sua alma ou a mediocridade.

Paz e prosperidade a todos!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O mundo dá voltas

          Lembrei-me hoje da história de um juiz chamado Jefté. A história consta em Juizes 11 e relata a dura história deste homem que apesar de ser justo, foi expulso de sua terra e excluído da herança de seu pai pelos seus próprios irmãos, porque não era filho da mesma mãe e mais, era filho de uma prostituta.
          Não podemos rotular as pessoas e subestimá-las por características físicas, sociais ou culturais. A vida é muito dinâmica e em constante transformação. Aqueles que nos parecem bons agora, talvez se mostrarão maus e os que julgamos inúteis, serão insubstituíveis em algum momento do futuro.
          Foi desta forma que Jefté foi rotulado e quão cruel por um momento lhe pareceu o seu destino. Foi morar em Tobe, com homens levianos. Mas podemos tirar lições de tudo o que vivemos, pois não há nenhuma experiência por mais trágica que possa ser que não nos incite à uma reflexão ou que não nos leve a uma auto-análise.
          Como guerreiro que era, Jefté utilizou este momento para aperfeiçoar suas habilidades com estes homens bárbaros, mas leais. E pouco tempo depois aqueles que o desprezaram, foram a sua procura, precisando de ajuda, pois estavam em situação delicada com a terrível expectativa de ser dominados por um rei mal que ameaçava assolar sua antiga terra. E mais do que isso: Se Jefté aceitasse voltar e liderar o exército, agora seria chefe sobre todos.
          Como o mundo dá voltas: Antes filho de uma prostituta desprezado; agora possível chefe sobre todos em sua casa.
          Essa história é contada de muitas maneiras nos dias de hoje. Precisamos entender nossa incapacidade de desvendar os mistérios e intenções dos nossos semelhantes, e por humildade respeitar todas as pessoas com o mesmo senso e com a mesma medida.
          Já vi soberbos terminarem mal e humildes se darem bem. Na verdade isso acontece quase sempre. E o dilema é: Sou o soberbo ou o humilde? Precisamos reconhecer que nem sempre temos a razão e isso é uma tarefa nada simples.
          Jefté fez um voto a Deus dizendo que se vencesse a guerra, quando voltasse para casa, o primeiro ser que viesse ao seu encontro seria sacrificado a Deus. Para seu desprazer, sua filha foi quem apareceu. Sabendo ele que Deus abomina sacrifício humano, teve que entregar sua filha virgem para o serviço no templo.
          O destino é implacável: Filho de prostituta, tem agora uma filha eternamente virgem.

          Façamos o bem a todos, mesmo àqueles que nosso senso de justiça leviano despreza. Um dia nossas ações respaldarão transformações incríveis que nos trarão benefícios. E terrível é colhermos os frutos da soberba.

Paz e prosperidade a todos!


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ideologia

          Você seria capaz de morrer pelo que acredita? 
          Para responder este tipo de questionamento, você primeiro precisa identificar quais são suas verdades e opiniões a respeito dos vários temas da vida.
          Estes posicionamentos absolutamente particulares definem qual é sua ideologia, ou a sombra de pensamentos que lhe persuade a respeito dos assuntos e debates mais inerentes à lógica humana e por esta razão se tornam alvos de todo tipo de crítica.
          É preciso reservar tempo para organizar seus próprios valores. É preciso ler, estudar, se aprofundar de forma empírica para enfim, escolher que opinião defender e por ela entregar a vida, se necessário.
          Já fiz e disse muita coisa sem sentido, e achava ter nestes tempos toda a razão, mas este é o processo empírico que reafirmo ser necessário em nossas vidas. E chega um momento que precisamos definir nossa ideologia e construir sobre ela os alicerces da nossa fase madura.
          É quando deixamos de interagir com o que é fútil e passamos a gostar de realizar aquilo que agrega e produz resultados com significado. E significado é o que nós precisamos ser. Não podemos ser vazios e alienados. Precisamos ser uma resposta ambulante à alguma questão, sendo úteis muitas vezes desconhecendo que somos, pois isto é apenas a consequência de uma vida baseada em princípios.
          Yousef Nardakhani tem uma ideologia. Se converteu do islamismo ao cristianismo quando tinha 19 anos e tornou-se pastor de uma pequena comunidade evangélica no Irã. Ele foi preso em outubro de 2009 e condenado à morte por apostasia sob as leis islâmicas do Irã, a Sharia, que permite sentença de morte. Esta sentença só poderia ser revogada se o condenado se arrependesse e renunciasse à sua conversão a outra religião.
          Não tenho compaixão de Yousef, porque não há nada mais prazeroso que passar por todas as consequências movido por uma convicção.
          Homens da antiguidade tornaram-se grandes porque acreditaram em uma ideologia, muitas delas  sem valor, mas era no que eles acreditavam. Prefiro conhecer alguém com ideologias pífias a me relacionar com alguém sem convicções.
          Policarpo, líder da igreja primitiva renunciou à vida no coliseu em Roma, porque tinha convicção de que suas verdades eram absolutas e eram maiores que sua própria existência.Seus atos e de muitos outros influíram na preservação do Cristianismo.
          Ghandi, Martin Luther King, Nelson Mandella são exemplos fantásticos na sociedade moderna de que uma ideologia é capaz de mudar um Estado. 

E você? Suas ideologias são capazes de pelo menos mudar sua vida ou mantê-la em transformação?
Medite sobre sua existência: Você morreria por aquilo que acredita?



Paz e prosperidade a todos!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Satanismo nas igrejas...

          Satanismo vem de Satan, termo hebraico que significa: adversário, opositor, se opondo, ir contra. No antigo testamento, o termo era utilizado para designar práticas religiosas que consideravam estar em oposição direta à Deus.
          Já está definido: Aquilo que se faz em nome de Deus, sem ser para Deus, ainda sim é sacrifício, porém não à Deus, mas aos demônios e isto caracteriza satanismo.
Veja o que Paulo diz sobre isto:
"Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios."1 Coríntios 10:20
          Igrejas cheias de promessas que visam lucro e pouco se importam em apresentar a Deus, mas em apresentar um deus que lhe tira das aflições e te enche de bens, são igrejas podres cheias de gente podre!
          É difícil lidar com isso e entender este conceito, mas muitas pessoas que se consideram enquadradas nos princípios bíblicos são pequenos satanistas justamente porque não conhecem estes princípios. Na verdade, o único princípio que conhecem é o da semeadura. Que nojento!

Vejamos a promessa do diabo:
"E disse-lhe (o diabo): Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares" Mateus 4:9
Agora o conselho de Cristo:
"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me" Lucas 9:23

          A tua atitude na busca de Deus define o que você é. Você pode ser um filho de satan e ser assíduo em todos as atividades de sua comunidade "cristã". Aquilo que vemos nestes lugares sempre cheios de politicagem, ambição, elitismo, inveja, ganância e afins são frutos de ambientes cheios do diabo.
          Isso se torna cômico quando me dizem que Disney, Harry Potter, Frodo (Senhor dos Anéis), Edward (Crepúsculo) e tantos outros revelam a verdadeira identidade do satanismo. Esses são inofensivos perto de instituições escuras que dizem representar algum deus e arrebanham milhares de ignorantes que dizem querer a Deus, quando querem ver suas vidas resolvidas sem estudar a matemática que soluciona seus dilemas.
          Analise suas intenções: elas lhe dirão se você é satanista ou não!
* Dica: Todo satanista ouve Damares.
Video abaixo com mensagem satânica codificada:

Paz e prosperidade a todos!